Nova tecnologia permite reciclagem de seringas


Vejam só que notícia interessante vinda de Minas Gerais, do Ricardo Guimarães:

Os empreendedores Marcelo Bitencourt e Amine Youssef, do pólo de eletrônica de Santa Rita do Sapucaí (MG), inventaram um aparelho que pode ser a solução para o descarte de seringas em hospitais, clínicas e laboratórios.

O NEX – Reciclagem de Lixo Perfuro Cortante reciclará a agulha e o plástico. Depois de fazer a aplicação, a seringa será colocada em um extrator que puxa o aço. A agulha cairá em um compartimento interno. O plástico será depositado em outra parte do aparelho.

Após a separação dos materiais, o NEX eleva a temperatura nos compartimentos em 1680 graus, esterilizando e derretendo as partes da seringa. “Qualquer tipo de organismo é morto no processo. O aço e o plástico derretidos são transformados em blocos que podem ser vendidos e reciclados”, explica Marcelo Bitencourt.

Amine Youssef conta ainda que o aparelho pode incinerar até 40 seringas por hora, evitando acidentes de trabalho e lixo hospitalar. “O Ministério da Saúde exige que seringas descartáveis não sejam reutilizadas. O NEX pode dar credibilidade à instituição hospitalar, já que a reciclagem pode ser feita em frente ao paciente”, explica Amine.

Incubadora de empresas

A empresa de Marcelo e Amine, Amma Home Care, nasceu na incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). “O primeiro produto da Amma, o desintegrador de agulhas NTF, foi criado com o apoio do Sebrae. A construção do protótipo só foi possível graças ao programa Sebraetec”, lembra Amine.

Flávio Baeta, técnico da unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae/MG, afirma que “o Sebrae apoia os empreendimentos criados na incubadora, oferecendo orientação empresarial e subsídios para programas de inovação tecnológica”.

As incubadoras são uma alternativa para criação de empresas, já que oferecem todo apoio ao empreendedor como espaço físico, consultorias, capacitações gerenciais e infra-estrutura operacional e administrativa.

Serviço:
Assessoria de Imprensa Sebrae em Minas Gerais – (31) 3371-8985/9036

9 Comentários em “Nova tecnologia permite reciclagem de seringas”

  1. Beth Matias Says:

    OI Graciane

    O mercado de reciclagem está só começando no Brasil e há ótimas oportunidades para novo empreendedores. Realmente não há muito informação a respeito. Aconselho você a buscar empresas fabricantes destes materiais e estudar se eles já fazem a logística reversa. Pode ser um caminho de empreendedorismo pra você.
    Fico à diposição
    Um grande abraço
    Beth

  2. Graciane Maldaner Says:

    Oi! Sou medica e dia a dia observo e me questiono sobre a possibilidade de reciclagem de lixo hospitalar, especialmente o perfurocortante, que esta constituído basicamente de polietileno e metal… Enfim, além de apoiar questões ambientais tenho interesse em investir na área. As informações que encontrei nao esclareceram minhas duvidas, mas se houver interesses de expansão aguardo contato.

  3. Carlos Alberto Paulo da Silva Says:

    Gostaria de saber mais a respeito deste aparelho, e se já tem nomercado.
    Brasilia.

  4. Beth Matias Says:

    Oi Loiva
    Dê uma ligada para a Assessoria de Imprensa Sebrae em Minas Gerais – (31) 3371-8985/9036…fale da empresa e acho que eles podem te ajudar
    Até mais
    Beth

  5. Loiva Says:

    Olá gostaria de mais informações sobre o aparelho pois trabalho no serviço de controle de infecção hospitalar/ rs e estamos com sérios problemas em relação as seringas. O nosso lixo aqui é recolhido por empresas de fora então o custo para nós é alto. Agradeço a atenção e aguardo retorno.Se possível mande a resposta para o meu email: loiva@bol.com.br


  6. achei esta interressante porem deve a reciclagem bem vereficada pois a comtaminaçao e um perigo para o uso desse material mas ser for aproveitave para beneficio da natureza e dos custos sera a grande evoluçao tecnologica

  7. zayana Says:

    sou aluna do curso de engenharia de produção da uema, estou preparando a monografia para conclusao de curso, estou pesquisando sobre residuos infectantes, achei isso muito interresante gostaria de mais detalhes, sobre o produto.

  8. morethson guimarães Says:

    Estou fazendo um curso de radiologia em Teófilo Otoni.Estamos preparando um seminário sobre lixo hospitalar e até então não sabia que era possível esterelizar e reciclar seringas descartáveis.
    Gostaria muito de poder incluir o NEX no meu trabalho, se for possível gostaria de mais informações e uma foto do equipamento para que eu possa preparar um banner e também mais conhecimento para passar para os participantes do seminário.
    Desde já agradeço e os parabenizo pela pesquisa e consequente diminuição no impacto ambiental causado pelos materiais infectantes.
    Meu e-mail para respostaé : morethsonguimaraes@gmail.com

  9. gisele Says:

    gostaria de saber mais sobre este equipamento. grata


Deixe aqui a sua resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Blog do E-commerce - Últimos Posts

Este blog foi construído com o objetivo de levar informações a empreendedores interessados em obter conhecimento

Jairo Marques

Este blog foi construído com o objetivo de levar informações a empreendedores interessados em obter conhecimento

VAI E VEM

Não renunciarás à tua liberdade de expressão e de opinião

WINNING IDEAS - Tien Wong's Blog

On Leadership and Hypergrowth in the Entrepreneurial Economy

Late Blooming Entrepreneurs

Making it big in business after age 40

Encontro de Amigas

Dicas descoladas e úteis para o seu dia a dia

%d blogueiros gostam disto: