Muita criatividade com pouca grana


imperador2Inovar não requer muito dinheiro, mas sim criatividade. A internet e o celular podem ser ferramentas muito úteis no relacionamento com o cliente. Empresas de todos os portes têm investido em tecnologias simples para atender melhor o cliente. Em uma pequena estética da zona sul de São Paulo já é possível marcar pé, mão cabelo, pelo SMS.

 

A Domino´s Pizza, maior rede de delivery de pizzas do mundo – são oito mil lojas em 65 países oferece a opção do pedido por SMS do celular – por enquanto só nas 470 lojas da Inglaterra, para dois mil consumidores cadastrados. Mas logo, logo a novidade se espalhará pelo mundo.

 

A Tecnisa, uma das maiores no ramo da construção civil e imobiliária, foi além. Consultores de imóveis, os famosos, corretores, estão vendendo apartamento pela internet. Isso mesmo, 30% das vendas da empresa começam pela internet. Mais, o site oferece blog, fotos dos empreendimento no You Tube e consultoria online.

 

O cliente agradece, mas do que isso, fideliza. Em tempos de vacas magras, onde as empresas estão cortando custos de todos os lados, algumas até empregos, é preciso inovar. Outro dia li que uma universidade japonesa, a Cyber University, oferece todos os seus cursos pela internet. Recentemente começou um curso pelo celular!!! As aulas, que fazem parte do curso sobre os mistérios das pirâmides, consistem basicamente em imagens de Power Point com textos e imagens, com a locução de um professor ao fundo, que pode ser ouvida pelos fones do aparelho. Uau!

 

Agora as grandes empresas têm interesse nas pequenas: a Microsoft acaba de anunciar um progdama de fomento às novatas do setor de tecnologia. Com investimentos de R$ 2,5 milhões, a Microsoft identificou cerca de oito mil empresas de pequeno porte, com base tecnológica, aptas a receber os incentivos. Batizado de Microsoft SOL, o programa irá oferecer licenciamento grátis de mais de 25 softwares por três anos, além suporte técnico e treinamento online.

 

Está na hora de as empresas se ligarem que sem investimentos tecnológicos ficarão fadadas ao ostracismo e à mortalidade. O gerente nacional de atendimento do Sebrae, Enio Pinto, tem uma opinião muito boa a respeito disso: “empresas de conveniência” não atraem investimentos, não exportam, não apostam da inovação tecnológica. Elas atraem os clientes de conveniência, aquele cara que não vai muito longe porque acha que o açougue de casa, apesar de ser mais ou menos, é mais perto. Depois de um tempo, aparece outro açougue, talvez mais perto deste cliente, talvez mais eficiente na entrega, e o primeiro já era……

 

 

8 Comentários em “Muita criatividade com pouca grana”

  1. Beth Matias Says:

    Não há segredos. Montar um negócio necessita basicamente de planejamento, pesquisa e afinidade com a área escolhida. Lógico que é preciso de capital inicial. Você como administrador pode muito bem montar um plano de negócios. Pesquise antes áreas em que você gostaria de trabalhar. Aconselho a fazer um curso do Sebrae, o Empretec.

  2. Beth Matias Says:

    Oi Sonia
    Desculpe a demora. Estive viajando. Acho que mais de 50% da população brasileira gostaria de ser dona do seu próprio negócio, mas pouca gente consegue realizar realmente o sonho como se deve. Acho que um bom começo é alinhar duas situações: conhecimento e pesquisa. Junte o que você já conhece bem com muita pesquisa de mercado sobre um possível negócio. Planeje-se. Escolhido o empreendimento, monte um plano de negócios.

  3. Beth Matias Says:

    Oi Willian
    A primeira coisa que você precisa ver é porque o seu negócio estagnou. Você gosta do que faz? Tem dedicado tempo suficiente para este negócio? Você já teve lucro alguma vez? São perguntas importantes que você deve fazer. Trabalhando para o Sebrae durante um tempo, eu aprendi que um bom negócio precisa ter planejamento constante de ações e inovações. Pense nisso. Quanto a um novo negócio, primeiro veja se este vai para frente!

  4. willian vaz Says:

    Bom dia,

    Ja tenho meu proprio negocio(tabacaria e presentes), porem ainda nao anda dano lucro.
    quero abrir outro negocio, mas nao sei oq nem onde. hj ´´e um quiosque que fica dentro do shopping metro itaquera. agora quero abrir em outro lugar e outra coisa… mas ai vem a pergunta. abrir o q?
    querendo ou nao, ainda sou muito cabaço nessa area…
    vc teria alguma surgesta?
    desde j´´a agradeço a atençao.

  5. Sonia Aires Says:

    Quero montar meu proprio negocio, mas tô assim meio sem direção!!!

  6. Sonia Aires Says:

    Estou terminando um curso de Adm. de Empresa, mas estou sem direção. Gostaria de montar um negócio, mas ainda não sei o que. Será que alguem pode me ajudar?

  7. bethmatias Says:

    Oi Elderson
    que tipo de negócio vc quer montar??

  8. Elderson de Oliveira Says:

    Quero montar meu proprio negocio


Deixe aqui a sua resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Blog do E-commerce - Últimos Posts

Este blog foi construído com o objetivo de levar informações a empreendedores interessados em obter conhecimento

Jairo Marques

Este blog foi construído com o objetivo de levar informações a empreendedores interessados em obter conhecimento

VAI E VEM

Não renunciarás à tua liberdade de expressão e de opinião

WINNING IDEAS - Tien Wong's Blog

On Leadership and Hypergrowth in the Entrepreneurial Economy

Late Blooming Entrepreneurs

Making it big in business after age 40

Encontro de Amigas

Dicas descoladas e úteis para o seu dia a dia

%d blogueiros gostam disto: