A imprensa quer todo tipo de “boa” informação


foto máquina escrever“A razão de eu estar aqui é porque a imprensa vem”, disse o presidente Lula na abertura da BioBrazil Fair 2009, no último dia 23. Lula brincou que depois dos discursos nenhum jornalista ia fazer perguntas sobre orgânicos: “eles vão perguntar sobre o Senado”, emendou. “Mas quem sabe eles falem que temos uma política agrícola também para os orgânicos”.

A declaração de Lula nos faz pensar que a imprensa só noticia tragédias, fraudes, denúncias, escândalos. É bem verdade que os holofotes normalmente estão voltados para os problemas e não para as soluções. Mas o que o pequeno empresário precisa entender que há espaço para todo o tipo de informação nos jornais, revistas e televisão, mas a pauta deve ser “muito boa”, principalmente quando falamos da chamada grande imprensa.

Outra verdade também que as grandes empresas jornalísticas são avessas à publicidade gratuita, porque simplesmente elas vivem disso. Então para conseguir um espaço no Jornal Nacional, num Globo Repórter, na Veja ou no Estadão, a notícia tem por obrigação impactar de alguma forma o mercado.

Se você quer divulgação, mas não tem tanta bala na agulha procure levantar “pautas” (informações) interessantes sobre os seus produtos ou sobre a trajetória da sua carreira empresarial. Essas pautas podem ser desde uma solução inovadora em projetos ou serviços, uma atitude de responsabilidade social diante de funcionários ou a comunidade ou um produto diferente que traga algum diferencial de uso.

Contrate uma assessoria de imprensa, um jornalista especializado ou levante o nome de bons jornalistas da sua região e divulgue a informação em pequenos e médios veículos de comunicação, principalmente os setoriais. Eles podem ser uma ótima ferramenta de divulgação para a pequena empresa.

Seja espontânea ou paga, atingir o público-alvo por meio dessas publicações pode trazer ótimos resultados em termos de conquista de mercado. Afinal de contas ninguém fica conhecido sem fazer “propaganda”. Se o dinheiro tá curto procure tentar a mídia espontânea. Se você tiver uma “pauta’” criativa, com certeza, alguém vai te ouvir…

Deixe aqui a sua resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Blog do E-commerce - Últimos Posts

Este blog foi construído com o objetivo de levar informações a empreendedores interessados em obter conhecimento

Jairo Marques

Este blog foi construído com o objetivo de levar informações a empreendedores interessados em obter conhecimento

VAI E VEM

Não renunciarás à tua liberdade de expressão e de opinião

WINNING IDEAS - Tien Wong's Blog

On Leadership and Hypergrowth in the Entrepreneurial Economy

Late Blooming Entrepreneurs

Making it big in business after age 40

Encontro de Amigas

Dicas descoladas e úteis para o seu dia a dia

%d blogueiros gostam disto: