Feira do Empreendedor leva mídia nacional para Caruaru


Rodrigo Moreira

foto: Rodrigo Moreira

O nordestino é realmente um povo muito, mas muito criativo. Estive neste final de semana em Caruaru, no agreste pernambucano. Pela primeira vez aconteceu lá a Feira do Empreendedor de Caruaru. Mais de 300 expositores, 600 dicas de negócios que podem se tornar sucesso no Estado.

 

Fui acompanhar um repórter do Jornal Nacional, da TV Globo, sobre uma matéria de empreendedorismo. Pois é, a criatividade do evento chamou a atenção da Globo. Chegamos e a feira estava “bombando”. A idéia de colocar o evento no Parque do Forró, uma pequena cidade cenográfica com direito a igrejinha e tudo, foi muito inteligente.

 

O povo circulava às centenas, assim como centenas de negócios foram fechados. Os empresários estavam satisfeitos. Como estratégia de marketing para atrair as pessoas para as palestras de capacitação que aconteciam, um grupo de atores circulava pela feira com cartazes sobre os horários e os palestrantes. De maneira muito bem humorada, levavam as pessoas para as salas de capacitação.

 

As tradições locais também estavam preservadas. Doces tradicionais da cultura de Caruaru eram vendidos na Feira da Guloseimas, um projeto do Sebrae-PE em parceria com a s Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e pela Fundação Cultural de Caruaru. Surgiu em 2007 porque havia uma preocupação que os doces desaparecessem. Muitos deles não são vendidos em shoppings ou supermercados.

 

A feira também estava repleta de jovens. Mais de 2.000 estudantes do ensino médio técnico e tecnológico participaram do “Projeto Jovem Empreendedor’. Eles assistiram a palestras com foco nos temas de motivação e comportamento empreendedor. E como todos os jovens, fizeram muita algazarra durante o evento.

 

Um caso de sucesso na comunicação. Ele demonstra bem como um produto comum nas praças de todo o Brasil, uma feira de negócios, podem chamar a atenção da mídia. Empreendedorismo de sucesso no agreste de Pernambuco, com certeza, é pauta para televisão, jornal, revista e site. A feira por si só não gera informação, mas a composição feliz de juntar o forró, a tradição dos doces à tecnologia dos equipamentos ofertados foi uma mistura inovadora.

 

Os organizadores em Pernambuco já receberam pedidos de várias prefeituras para que a Feira do Empreendedor aconteça em suas cidades. Mas, como em Caruaru, a 130 km de Recife, é preciso criatividade, para que também despertem na mídia o interesse de noticiar!

Explore posts in the same categories: Inovação

Tags:

You can comment below, or link to this permanent URL from your own site.

Deixe aqui a sua resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: