Comunicação interna: um passo antes da fama


Jornal Mural do Tribunal de Conta de Goiás

Jornal Mural do Tribunal de Conta de Goiás

Outro dia visitando uma pequena empresa em São Paulo percebi um problema recorrente no segmento. A falta de visão da diretoria em relação à área de comunicação da empresa. A maioria não tem uma gerência definida. Quem trata do “assunto” é a diretoria ou algum gerente de outra área.

 

A comunicação não é apenas o relacionamento externo com a imprensa. Ela deve envolver os funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade no entorno da empresa. Poucos executivos reconhecem na comunicação uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento do negócio.

 

As grandes já descobriram e investem “pesado” em políticas de endomarketing e comunicação interna. A importância da área é tal que, se pensarmos que o atual ministro do Desenvolvimento, o jornalista Miguel Jorge, foi diretor de redação de “O Estado de São Paulo) e diretor de comunicação da extinta Autolatina, veremos que definitivamente o desenvolvimento passa pela comunicação.

 

Mas são poucos os empresários de micro e pequenas empresas que apostam na comunicação empresarial. A maioria quer apenas se “ver” no jornal, na revista e na televisão, achando que com isso poderá vender mais. Mas mal sabem eles que antes de pensar em comunicar a imprensa de seus produtos, a empresa precisa estar muito bem estruturada internamente, com uma comunicação interna envolvendo todos os seus funcionários, que podem ser 5 ou 50.

 

Uma comunicação interna transparente pode evitar os chamados “ruídos de comunicação” ou “rádio peão” como alguns ainda denominam as conversas paralelas e especulações. Quanto mais bem informados estiverem os funcionários, mais envolvidos com a empresa, sua missão e seu negócio eles estarão. É a chamada parceria.

 

Quantas vezes nos deparamos com um atendente mal-educado ou desinformado. Os empregados são os “melhores porta-vozes” da instituição em que trabalha. Mesmo aqueles que não lidam com o público, mas se relacionam com fornecedores e a comunidade precisam estar prontos para representarem a empresa em qualquer situação.

 

Pense que funcionários descontentes, mal informados, geram prejuízos imensos às empresas. Fica fácil acreditar no que eles dizem por que, afinal de contas, eles estão vivendo lá dentro. E todo o empresário sabe que a Marca é um dos maiores patrimônios da empresa.

 

Jornal Mural

 

O empresário, mesmo com poucos recursos, pode investir na comunicação interna de sua empresa. Organize um “Jornal Mural”, onde você colocará semanalmente as informações mais importantes que você que dar a seus empregados, como benefícios, dia de pagamento, aniversários e fechamento de um contrato importante, a entrada de um novo funcionário, etc. Delegue a alguém a função de organizar as informações e “publicá-las” no jornal. Elabore mensalmente uma carta do presidente com informações e metas importantes que a empresa deverá atingir naquele mês.

 

É importante que o “Jornal Mural” esteja nos pontos por onde circulam os funcionários, como perto de elevadores, banheiros, copa e áreas de convivência. Aos poucos, organize uma área que cuidará da comunicação e do marketing (marca) e introduza outras ferramentas de comunicação interna, como newsletter, boletim impresso, intranet. Para saber mais pesquisa na internet e busque informações sobre o assunto. Prepare-se para crescer e buscar a mídia externa.

 

 

Explore posts in the same categories: Gestão

7 Comentários em “Comunicação interna: um passo antes da fama”

  1. Beth Matias Says:

    Ser jornalista, como em qualquer profissão neste país, precisa de empenho e um pouco de sorte. Ajuda se você fizer cursos paralelos em áreas que vocês goste. É imprescindível falar inglês e saber se comunicar. Bom, saber escrever escrever então….

  2. simone Says:

    faço administração,gosto muito da area de comunicação estou pensando em seguir esta carreira

  3. Beth Matias Says:

    Este é o intuito da comunicação interna. Um Jornal Mural, apesar de estar um pouco fora de moda, quando bem feito, é sucesso.

  4. Beth Matias Says:

    Acho que as pessoas olham porque é inteligente

  5. dayane Says:

    bem apresentado tem organização. as pessoas vão olhar pelo menos pela boa aparencia e pq e bonitinho!

  6. maria carolina Says:

    O Jornal Mural do tribunal de contas de Goiás é divertido,alegre chamando atenção de todos que passam.Sua organização está perfeita ao meu ver.


  7. […] E as pequenas empresas como percebem e tratam a comunicação interna? Quer saber mais, leia aqui. […]


Deixe aqui a sua resposta